TRATAMENTO PARA HEROÍNA: ENTENDA O QUE É E COMO FAZER PARA SE VER LIVRE DO VÍCIO
Temos aqui o melhor tratamento para heroína.
Com profissionais qualificados para isso, e foco em restabelecer a saúde mental dos pacientes, o Grupo Águias da Vida propõe o melhor para aqueles que o escolhem.
Para iniciar os cuidados, é bom que se saiba um pouco mais do assunto para melhor tratar e abordar o problema em questão, prezando sempre o bem do dependente químico, então aqui vai uma breve explicação a respeito:
O que é heroína?
Comprovada como a droga mais viciante do mundo e também chamada de diacetilmorfina, é proveniente da morfina, que por sua vez é proveniente do ópio, que é uma substância encontrada nas folhas da papoula - planta nativa do Oriente Médio e Sul da Europa - é uma droga ilícita que causa rápida euforia, sensação de prazer e bem-estar, que podem trazer efeitos colaterais drásticos e de efeito quase que imediato no organismo.
Sua produção partiu da tentativa de melhorar a segurança e a efetividade da morfina. A heroína teve seu período de comércio legalizado entre 1898 a 1910, quando foi descoberto que ao chegar no fígado, se tornava morfina, o que era totalmente o contrário do que foi proposto, já que era usada para acabar com a dependência do medicamento.
Como surgiu?
Após a Segunda Guerra Mundial, a heroína se espalhou pelo mundo como um remédio anti tosse e analgésico clandestino junto com outros opióides pelos campos de batalhas das guerras da época, a exemplo, a Guerra do Vietnã.
Ela se propagou ainda mais no fim da década de 1980, por seu fácil acesso e o consumo ilegal, e apesar de toda história por trás da droga, atualmente ela continua fazendo vítimas, a exemplo a epidemia de consumo de heroína nos últimos anos no Estados Unidos.
Como é feita?
Sintetizada pelo químico do hospital Saint Mary - Londres, Alder Wright, o diacetilmorfina tinha como propósito inicial ser uma versão melhorada da morfina, sendo mais eficiente e desenvolvendo menos efeitos colaterais.
Após uma série de experimentos com o medicamento, chegou-se à heroína, quando refinada as substâncias anteriores (ópio e morfina).
Como é consumida?
A forma de uso mais comum é a injetável, derretendo o pó e injetando na veia, agindo diretamente na corrente sanguínea, tendo uma absorção muito mais rápida do que qualquer outro método, mas também pode ser inalada, fumada, ingerida e até absorvida pela pele.
Hoje o consumo oral da heroína é total de uso recreativo, por ser proibida na maioria dos países devido sua alta taxa de dependentes e efeitos já conhecidos.
Efeitos da droga no organismo
Com sua rápida efetividade após a aplicação na veia, os efeitos da heroína duram em média quatro horas.
Devido sua fórmula original, ela possui efeitos analgésicos, reduzindo dores, mas provocando grande euforia e retirando o cansaço, apesar de tudo isso, ela se trata de uma droga depressora do SNC (sistema nervoso central), assim ela diminui a ação das funções cognitivas, deixando a pessoa muito sonolenta, com autocrítica (capacidade de analisar as próprias ações) prejudicada, perda de noção da realidade, além de depressão profunda após a euforia passar.
Principais sintomas
Partindo desses efeitos, alguns sintomas começam a surgir, como tontura, náuseas, peso e cansaço nas extremidades do corpo, cegueira, perda do olfato ou audição, sonolência, ritmo cardiorrespiratório comprometido.
Causando também problemas psíquicos, como delírios, perda de consciência e memória, ideação suicida, humor depressivo, coma e em alguns casos, à morte.
Existe também um grande risco de contrair doenças altamente transmissíveis, por conta dos compartilhamentos de seringas e comportamentos de risco, sem se importar com o que faz, dentre elas, o HIV/AIDS.
Esses exemplos mostram a importância do tratamento para heroína, e o quanto precisa ser seguido à risca, para que o dependente se recupere.
Sintomas a longo prazo
A longo prazo, pode existir o comprometimento da circulação sanguínea, por causa de danos venosos e infecções.
Além do HIV (citado anteriormente), as hepatites B e C e a sífilis são comuns em usuários de heroína pelo uso compartilhado de seringas, embolia pulmonar e inflamação nas veias do coração.
Pode também gerar bolhas de pus (abcessos) em órgãos internos, infecção óssea causada por bactérias, espondilite anquilosante, inflamação nas articulações sacroilíacas (região de comunicação entre a coluna vertebral e o osso ilíaco - bacia), pneumonia, tétano e em alguns casos, botulismo.
Em casos extremos de tempo de uso contínuo, é possível que aconteça a necrose dos locais onde a droga é injetada, mas muitos dos usuários morrem antes de chegar nesse estágio.
Overdose
No caso de dependentes da heroína, a overdose pode ocorrer com mais facilidade, e logo no início do consumo, justamente por seus fortes efeitos, o que faz com que qualquer dosagem seja crucial para aqueles que nunca tiveram contato com a droga.
Durante uma overdose por heroína, é comum acontecer a perda de consciência, náuseas, vômitos, confusões mentais e físicas, convulsões, ritmo cardiorrespiratório acelerado, e acontece pois o corpo não é capaz de processar ou eliminar o alto nível da substância no organismo, gerando incompatibilidade de informações do SNC (sistema nervoso central) com o restante do corpo, e o impossibilitando de agir antes que a toxina cause seu estrago.
Como funciona o tratamento para heroína?
Existem diferentes estratégias de tratamento para o combate ao vício da heroína, mas nos últimos anos, dois modelos têm se destacado: modelo europeu, e modelo estadunidense.
Tratamento para heroína - modelo europeu
A partir de 1960, a heroína foi considerada droga ilícita, abolindo seu uso como medicamento no continente europeu.
O tratamento consiste em permitir que o usuário consuma droga durante a recuperação de maneira assistida. A ideia é diminuir a dosagem diariamente, até que o paciente não sinta mais necessidade de usá-la.
É um método demorado, mas que vem se comprovando eficaz com o passar dos anos.
Tratamento para heroína - modelo estadunidense
Nos Estados Unidos a droga também foi usada como medicamento, mas com o fim em 1914, sendo reconhecida como uma substância que trazia malefícios.
A forma abordada pelos estadunidenses é mais rígida que a dos europeus, onde suspendem completamente o uso, inibindo o acesso à heroína.
Também fazem a utilização de fármacos como metadona para redução dos sintomas de abstinência, e naloxona, principalmente em casos de overdoses.
Tratamento para heroína - Brasil
O Brasil é um país do qual conseguiu se ver livre da epidemia de heroína que assola o mundo, mas não quer dizer que não existam casos.
Aqui o método utilizado é semelhante ao modelo estadunidense, seguindo um acompanhamento médico em clínicas especializadas, onde serão realizados exames para assim ser feita a prescrição de medicamentos para auxiliar no processo de desintoxicação.
Quando o paciente já está limpo, inicia-se o tratamento psicológico e emocional, para melhor desenvolvimento do processo.
Aqui no Grupo Águias da Vida temos pessoas capacitadas para executar e monitorar o tratamento com a melhor precisão, permitindo um conforto e um cuidado maior com o dependente.
Conheça mais o GRUPO ÁGUIAS DA VIDA
Formado por uma equipe de multiprofissionais composta por psiquiatras, psicólogos, equipes de enfermagem e terapeutas, o Grupo Águias da Vida é uma clínica para dependentes químicos particular estruturada e dedicada a cuidar e restaurar a vida de pessoas e famílias que sofrem com dependência química, capacitados para receber todos os tipos de pacientes.
Possuímos tratamento para alcoolismo, cocaína, crack, maconha, heroína, lança perfume, LSD, rebite ou bolinha, anfetamina.
Para mais informações, entre em contato com o Grupo Águias da Vida pelos telefones (11) 3564-1013, WhatsApp (11) 3564-1013 ou e-mail [email protected], estamos prontos para te atender.
Outros assuntos relacionados a Tratamento Para Heroína
Regiões onde a Aguias da vida atende através do(s) telefone(s): (11) 3564-1013 / (11) 3564-1013
- Bela Vista
- Bixiga
- Cerqueira Cesar
- Morro Dos Ingleses
- ParaÍso
- Bom Retiro
- Luz
- Ponte Grande
- Ponte Pequena
- Brás
- Roosevelt (Cbtu)
- Cambuci
- Vila Deodoro
- Morro da Pólvora
- Várzea do Glicério
- Vila Buarque
- Cerqueira Cesar
- Consolação
- Higienópolis
- Pacaembu
- Aclimação
- Morro da Aclimação
- Bairro do Glicério
- Liberdade
- Paraíso
- Várzea do Glicério
- Canindé
- Pari
- Anhangabaú
- Vila Buarque
- República
- Santa Efigênia
- Barra Funda
- Campos Elíseos
- Luz
- Santa Cecília
- Várzea da Barra Funda
- Anhangabaú
- Parque Dom Pedro 1º
- Mercado
- Sé
- Brasilândia
- Cachoeirinha
- Casa Verde
- Imirim
- Jaçanã
- Jardim São Paulo
- Lauzane Paulista
- Mandaqui
- Santana
- Tremembé
- Tucuruvi
- Vila Guilherme
- Vila Gustavo
- Vila Maria
- Vila Medeiros
- Água Branca
- Bairro do Limão
- Barra Funda
- Alto da Lapa
- Alto de Pinheiros
- Butantã
- Freguesia do Ó
- Jaguaré
- Jaraguá
- Jardim Bonfiglioli
- Lapa
- Pacaembú
- Perdizes
- Perús
- Pinheiros
- Pirituba
- Raposo Tavares
- Rio Pequeno
- São Domingos
- Sumaré
- Vila Leopoldina
- Vila Sonia
- Aeroporto
- Água Funda
- Brooklin
- Campo Belo
- Campo Grande
- Campo Limpo
- Capão Redondo
- Cidade Ademar
- Cidade Dutra
- Cidade Jardim
- Grajaú
- Ibirapuera
- Interlagos
- Ipiranga
- Itaim Bibi
- Jabaquara
- Jardim Ângela
- Jardim América
- Jardim Europa
- Jardim Paulista
- Jardim Paulistano
- Jardim São Luiz
- Jardins
- Jockey Club
- M'Boi Mirim
- Moema
- Morumbi
- Parelheiros
- Pedreira
- Sacomã
- Santo Amaro
- Saúde
- Socorro
- Vila Andrade
- Vila Mariana
- Água Rasa
- Anália Franco
- Aricanduva
- Artur Alvim
- Belém
- Cidade Patriarca
- Cidade Tiradentes
- Engenheiro Goulart
- Ermelino Matarazzo
- Guianazes
- Itaim Paulista
- Itaquera
- Jardim Iguatemi
- José Bonifácio
- Moóca
- Parque do Carmo
- Parque São Lucas
- Parque São Rafael
- Penha
- Ponte Rasa
- São Mateus
- São Miguel Paulista
- Sapopemba
- Tatuapé
- Vila Carrão
- Vila Curuçá
- Vila Esperança
- Vila Formosa
- Vila Matilde
- Vila Prudente
- São Caetano do sul
- São Bernardo do Campo
- Santo André
- Diadema
- Guarulhos
- Ribeirão Pires
- Mauá
- Itapecerica da Serra
- Osasco
- Barueri
- Jandira
- Cotia
- Santana de Parnaíba
- Caierias
- Franco da Rocha
- Taboão da Serra
- Arujá
- Alphaville